
Alcântara
É uma cidade pacata e bonita com suas histórias e ruínas. É conhecida por abrigar o Centro de Lançamento de Alcântara, local que o governo brasileiro faz lançamento de satélites para o espaço.
Esta cidade possui uma história peculiar dada pela disputa que houve entre 2 barões para saber quem iria hospedar o imperador Dom Pedro II. Acabou que o imperador cancelou a viagem e as obras dos casarões que estavam sendo construídos foram abandonadas e hoje são ruínas.
Vale a pena experimentar o doce típico chamado de “Doce de Espécie”, feito a base de coco.
Alerto que a travessia de barco de São Luís para Alcântara balança muito. Quem realmente quiser visitar a cidade, deve se preparar para enfrentar o balanço do mar, que às vezes é muito forte. Não pegue o saveiro, pois ele balança muito, a ponto de quase virar. Recomendo ir de catamarã. Neste, sente-se atrás e no meio porque se for nas laterais, como eu fui, em algum momento você tomará um banho de água de mar. Também, não vá na frente, a menos que você esteja com roupa de banho para se divertir com as rajadas de água salgada.
Também alerto que a infraestrutura nos portos de São Luís e Alcântara é precária. Pessoas idosas, acima do peso, com dificuldade de locomoção ou com crianças de colo, têm imensa dificuldade ao embarcar e ao desembarcar dos barcos.
Por fim, alerto que o barco em que eu estava, o saveiro, quase virou quando da ida de São Luís para Alcântara.
Dicas de Passeios
Sugiro pagar um guia local que irá mostrar todos os pontos turísticos da cidade.
Clique nas imagens para mais fotos
Ruínas da Igreja de São Matias: Cartão postal da cidade! Sobrou praticamente a fachada da igreja.
Praça Matriz: Praça onde está localizada as ruínas da igreja de São Matias. É a maior praça de Alcântara e nela há um pelourinho, a prefeitura e o museu da cidade.
Ruínas do Palácio Real de Alcântara: Iniciou-se a construção para hospedar o imperador Dom Pedro II, porém com o cancelamento da viagem, as obras foram abandonadas e viraram ruínas.
Igreja Nossa Senhora do Carmo: Principal igreja da cidade, está localizada na frente das ruínas do Palácio Real. Conta a história que para se casar na igreja, a noiva tinha que fazer um vestido de noiva igual para vestir a imagem da Nossa Senhora do Carmo.
Igreja Nossa Senhora Rosário dos Pretos: Igreja destinada para os escravos. Há a possibilidade de você ouvir um habitante da cidade tocar um “tambor de crioula”. Bastante interessante.
Mirantes: Há alguns mirantes pela cidade com vistas belíssimas do mar.
Casa de Cultura Aeroespacial: Local que conta um pouco sobre a história do Centro de Lançamento de Alcântara.