
Berlim
Berlim é uma cidade que, antes de você chegar, dá um certo nervosismo por conta das histórias ocorridas durante a II Guerra Mundial, Nazismo e o muro de Berlim. Após chegar na cidade, percebemos que este passado de guerra ficou para trás e que a cidade se apresenta muito moderna e bastante receptiva com os seus turistas.
Durante a estadia na cidade, você percebe uma mistura de acontecimentos da II Guerra Mundial, com um ar de superação dos fatos que ocorreram, mas sem perder a memória do que houve.
A cidade possui um fato bastante interessante que é a demarcação no chão de onde ficava o Muro de Berlim, derrubado em 1989. Em alguns pontos, ainda existe a parede do muro, como um museu ao ar livre.
A cidade possui uma ampla rede de metrô, o que facilita a locomoção e a visita aos principais pontos turísticos. É uma experiência bastante interessante. Vale muito a visita!
Dicas de Passeios
Clique nas imagens para mais fotos
Portão de Brandemburgo: Cartão Postal da cidade! Construído em 1791, no estilo Neoclássico, é uma antiga porta da cidade. Este portão foi encomendado pelo rei da Prússia, Frederico Guilherme II. Hoje é um dos monumentos mais conhecidos da Europa.
Catedral de Berlim: Esta catedral (Berliner Dom), construída em 1895, diferentemente da grande maioria, não é católica e sim protestante luterana. É um belo prédio Neobarroco e possui uma enorme cúpula interna de 70m. O seu interior é ricamente decorado, contendo esculturas, mosaicos e um belo órgão de tubos. Também encontra-se nesta catedral o túmulo do primeiro rei da Prússia, Frederico I.
Berliner Fernsehturm: Cartão Postal da cidade! É uma enorme torre de radiofusão de 368m de altura localizada no centro da cidade. Vale uma foto!
Nikolaiviertel: É uma pequena área na margem do rio Spree contendo várias lojas, cafés, bares e restaurantes.
Muro de Berlim: Construído em 1961 e derrubado pela população em 1989, este muro foi considerado um dos símbolos da Guerra Fria. O muro separou a cidade em 2 partes, Berlim Ocidental, sob a regência dos Estados Unidos com um regime capitalista e a Berlim Oriental, sob a regência da antiga União Soviética com um regime socialista. A praça Potsdamer expõe parte do muro, exatamente onde ele ficava. Além do muro, existe um traçado no chão da cidade que indica a posição do muro ao longo da cidade.
Palácio do Reichstag: Sede do parlamento alemão. É um prédio que foi destruído durante a II Guerra Mundial e restaurado em 1964. Possui bela fachada e várias bandeiras do país expostas ao ar livre. Muito bonito!
Palácio Charlottenburg: Construído no estilo Barroco Italiano em 1699, servia como palácio de verão do antigo reino na Prússia. O palácio possui diversas salas, destacando a galeria espelhada, Neuer Flügel e Neuer Pavillion. Seus jardins também são belos e merece uma caminhada. Uma curiosidade é na ala das carruagens, pois há carruagens feitas para andar na neve, algo que não existe no Brasil.
Kaiser-Wilhelm-Gedächtniskirche: Cartão postal da cidade, é uma igreja que virou símbolo da cidade. Construída em 1890, a igreja foi destruída durante a II Guerra Mundial, sobrando apenas uma torre, que foi transformada em um memorial da guerra.
Tiergarten: É o nome de uma das maiores praças de Berlim. O parque possui diversas esculturas e proporciona um passeio muito agradável. Antigamente, servia como local de caça para os reis da Prússia.

Parque Sanssouci: Patrimônio Mundial da UNESCO. É um parque de palácios. É um parque que contém 4 palácios (Sanssouci, Charlottenhof, Potsdam e Orangerie), um mais bonito que o outro, o que faz deste local, um dos mais bonitos da Alemanha e da Europa. É um passeio imperdível!