top of page

Bonito

Bonito é um adjetivo muito pouco para esta cidade que possui lindas paisagens e atividades fascinantes. É uma região composta de grutas, rios e cachoeiras onde você pode nadar, fazer flutuação, mergulho, trilhas, rafting e rapel.

 

É uma das minhas cidades preferidas, não só pelos seus encantos, mas por todas as atividades que são possíveis realizar nos atrativos turísticos.

 

Há 2 opções para chegar nos passeios: i) você pode contratar o translado da agência de turismo, ou ii) você pode comprar apenas o ingresso dos atrativos turísticos e alugar um carro para chegar neles. Eu aluguei o carro e não senti dificuldade em achar os atrativos turísticos. O GPS me orientou bem.

 

Outra dica muito importante é que você leve aquela capa protetora de máquina fotográfica para tirar fotos debaixo da água. As águas de Bonito são cristalinas e as fotos ficam perfeitas! Não se esqueça disto!

 

Uma recomendação que eu faço é para não viajar com criança pequena, pois os passeios podem ser cansativos e perigosos para elas, uma vez que as grutas possuem vários degraus de pedra escorregadia e há trilhas nas matas até o ponto de início das flutuações e visitações de cachoeiras. Outra preocupação é que a flutuação exige que a criança tenha coordenação motora para poder nadar e respirar através do snorkel, sem contar que tem momentos que a correnteza fica mais rápida. Já vi vários pais ficarem frustrados porque seus filhos não conseguirem usar o snorkel e nadar nos rios.

Dicas de Passeios

Recomendo hospedar pelo menos 7 dias para que se conheça as principais atrações da cidade.

Clique nas imagens para mais fotos

Aquário Natural: Você faz flutuação no rio de águas cristalinas avistando algumas nascentes e uma grande variedade de peixes. Realmente, é como se você estivesse dentro de um aquário. Ao final da flutuação, tem a possibilidade de fazer uma tirolesa e se jogar dentro do rio. Este local também possui uma área com alguns tipos de animais como se fosse um mini zoológico. Vale muito a pena visitar!

Rio da Prata: Você faz flutuação no rio de águas cristalinas avistando algumas nascentes e uma grande variedade de peixes. É o rio que possui a maior quantidade de peixes. Este rio também possui uma das maiores nascentes, chamada de vulcão. A força da água é tão grande que você não consegue chegar perto, vai tentar? Vale muito a pena visitar!

Rio Sucuri: Você faz flutuação no rio de águas cristalinas avistando algumas nascentes e uma grande variedade de peixes.

Gruta do Lago Azul: Cartão postal da cidade! Você adentra uma gruta e, após descer alguns metros, avista um belíssimo lago de cor azulada. Não pode tocar na água. Imperdível!

Abismo Anhumas: É uma aventura cara, mas que vale a pena fazer. Você desce por meio de um rapel, em uma fenda descoberta no chão, para dentro de uma caverna que possui 72m de altura. Uma vez dentro da caverna, você fica em cima de uma plataforma flutuante para te preparar para um momento de flutuação com lanternas e um passeio de bote no lago. Há também a possibilidade de fazer mergulho com cilindro. Em um determinado momento do dia, o sol invade o interior da caverna formando um feixe de luz, o que torna o momento inesquecível! Ao final do passeio, você sobe novamente os 72m de altura por meio do rapel. Quero observar que no dia anterior do passeio, há um treinamento de rapel para saber se você está apto a participar desta grandiosa aventura.

Gruta de São Miguel: É uma gruta seca. O passeio tem início numa sala de reunião onde o guia conta um pouco da história da região. Logo em seguida, você é convidado a caminhar até a gruta, passando primeiro por uma ponte pênsil e depois por uma trilha no meio da mata.

Estância Mimosa: É um parque de cachoeiras. Ao longo da trilha, você visita e faz parada para banho em diversas cachoeiras. A água não é gelada, fique tranquilo!

Cachoeira Boca da Onça: É a maior cachoeira do estado com 156m de altura. Você caminha por uma trilha no meio da mata e passa por algumas cachoeiras com parada para banho. A última parada é na cachoeira Boca da Onça. Por fim, você sobe uma escadaria muito alta contendo 886 degraus e tem como recompensa, uma vista muito bonita da Serra da Bodoquena. Neste local também é possível realizar um rapel.

Buraco das Araras: É um imenso buraco formado no meio da mata, onde as araras escolheram para ser o seu habitat natural. É um passeio muito bonito, tranquilo e acho que único no mundo.

Balneário Municipal: É um parque próximo ao centro da cidade onde você pode se banhar no rio Formoso no meio dos peixes Piraputangas. A diversão deste parque é alimentar os peixes. Uma dica é colocar um pedaço de alimento na ponta de um graveto e segurar do lado de fora da água para ver o peixe pular e abocanhar sua comida.

Bote no rio Formoso: Para quem gosta de aventura, este vale a pena! É um rafting de nível leve. Este passeio necessita que os integrantes do bote remem durante a navegação no rio, sempre orientado pelo guia, passando por 3 quedas de água pequenas. Há uma parada para banho no meio do rio Formoso.

Cachoeira do rio do Peixe: É um parque de cachoeiras. Ao longo da trilha, você visita e faz parada para banho em diversas cachoeiras. A água não é gelada, fique tranquilo!

Rota Boiadeira: É um passeio bastante interessante para quem gosta de aventura. Você explora a região dirigindo um quadriciclo pelas trilhas de barro.

DÚVIDAS, SUGESTÕES

ou ELOGIOS

Escreva para mim!

© 2017 Luiz Eduardo Monteiro. All Rights Reserved.

Criado e desenvolvido por Luiz Eduardo Monteiro

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
  • Branco Ícone Google+

Clique no botão CURTIR e curta o site no Facebook!

Sua mensagem foi enviada. Obrigado!!!

bottom of page