A Chapada Diamantina é um lugar espetacular, simplesmente sensacional! É uma das regiões mais bonitas e impressionantes que eu já conheci. A cidade de Lençóis-BA é o principal ponto de partida para esta magnífica paisagem onde você encontra trilhas, cachoeiras, grutas, poços e muita aventura.
As trilhas até que não são muito difíceis, mas tem que ter disposição, pois você vai caminhar uma distância considerável por meio de trilhas, pedras, rios e escadarias. Cada passeio tem um nível de dificuldade diferente, mas na chegada sempre é muito recompensador e gratificante.
Uma dica muito importante para todos os passeios, é que você leve mochila, água, protetor solar e algo para comer. Algumas agências de turismo oferecem lanche, pois alguns passeios não possuem local para almoçar, sendo necessário se alimentar no meio da trilha.
Aproveito para citar que a Chapada Diamantina possui a 2ª trilha mais bonita do mundo, o Vale do Pati, porém eu não a fiz porque é uma travessia que dura de 3 a 5 dias, sendo necessário acampar ou passar a noite na casa de alguém. Muitos fazem, mas não é o meu caso.
Uma recomendação que eu faço é que a Chapada não é atrativo para crianças, pessoas com dificuldade de locomoção, obesos e idosos. Tem alguns passeios onde é necessário subir e descer de pedras, outros em que a distância é muito grande e outros que possuem uma escadaria muito grande. Sugiro perguntar à agência de viagens quais os passeios que eles recomendam para pessoas nessas condições.

Chapada Diamantina
Dicas de Passeios
Clique nas imagens para mais fotos
Cachoeira Ribeirão do Meio: Cachoeira localizada na cidade de Lençóis, possui uma grande parede lisa em que as pessoas costumam escorregar por ela até cair no grande lago formado na sua frente. Muito boa para banho.
Poço do Diabo: Uma cachoeira que forma um grande lago na sua base. Cuidado na hora de atravessar o lago a nado, porque a água é mais densa e cansa mais que o normal. No caminho da trilha que leva até a cachoeira, você passa por alguns mirantes que possuem belas vistas da cachoeira vista de cima.
Gruta Lapa Doce: É uma das maiores grutas do Brasil. É uma gruta seca onde você faz a travessia utilizando lanterna, única fonte de iluminação. É possível observar várias formações curiosas em seu interior.
Gruta Azul: É uma gruta aberta e molhada, onde você consegue chegar bem próximo da água que é muito azul. Muito bonito! Não é permitido encostar na água.
Pratinha: É um local que possui um rio de água cristalina. Nele é possível se banhar e até pular de tirolesa. O interessante deste rio é que, se você ficar com perna parada, os peixinhos ficam te beliscando. Outro ponto interessante é a flutuação feita dentro de uma caverna completamente escura com lanternas na mão. Vale a pena!
Morro do Pai Inácio: Cartão postal da Chapada!!! De cima do morro você tem a vista mais conhecida da Chapada. Além disso, dá para ver uma grande extensão da Chapada Diamantina e os seus acidentes naturais. É muito belo!
Poço Encantado: É um dos locais mais espetaculares que eu já visitei! Você entra em uma gruta que possui um lago no seu interior. Você não consegue distinguir aonde começa a água do lago por ela ser tão cristalina. O clímax é quando o raio de sol entra na gruta e atinge a água, transformando o ambiente num cenário indescritível de tamanha beleza. Fenomenal!!!
Poço Azul: É uma gruta com um lago de águas bem azuis em seu interior. Nesta gruta é possível mergulhar e nadar nas águas cristalinas e azuladas. É uma experiência fantástica!
Parque Histórico de Igatu: É um parque que possui ruínas das casas dos garimpeiros que procuravam diamantes na região. Este local também foi o ponto final da estrada real que começava em Paraty-RJ, passando por Ouro Preto-MG e Diamantina-MG.
Cachoeira do Buracão: Uma das cachoeiras mais bonitas que já vi. Após uma longa caminhada pela trilha, onde você vê o rio e algumas cachoeiras, você chega ao acesso da cachoeira do Buracão. O acesso se dá por entre os cânions, flutuando pelo rio com coletes. Após atravessar os cânions, você chega ao enorme lago que é formado pela queda dágua da cachoeira. É um cenário muito bonito!
Cachoeira da Fumaça: Esta cachoeira não é banhável. A trilha te leva para o topo da cachoeira, que é a 2ª mais alta do Brasil. Lá de cima você pode se deitar à beira do abismo e admirar a queda dágua da cachoeira. Porém, a água não consegue chegar até o chão por conta do vento, que faz com que a água suba ou vá para o lado, formando uma “fumaça” com a água.
Cachoeira do Riachinho: É uma cachoeira de fácil acesso, sendo uma das mais populares entre a população.
Travessia de Águas Claras: Este passeio é uma travessia de 18km por entre os morros da Chapada Diamantina. Nele, você passa por 3 tipos de biomas diferentes, o cerrado, a caatinga e a mata atlântica. No meio do percurso há uma parada para o lanche na beira do rio, onde é possível se banhar e renovar as suas forças para continuar a viagem.
Cachoeira do Mosquito: É uma das cachoeiras mais bonitas da Chapada. Acho que é a única cachoeira onde é possível ficar em pé debaixo da queda dágua, uma vez que o paredão é reto e o lago formado na sua base é raso.
Cachoeira do Serrano: É uma cachoeira localizada na cidade de Lençóis-BA. Ela possui um fato curioso, a água corre por dentro das pedras. Este local também possui um salão de areias coloridas, que são retiradas das rochas que se esfarelam quando pressionadas.
Marimbus: Também conhecido como o Pantanal da Chapada. Você faz um passeio de barco a remo pelo rio, por entre a vegetação da região.
Cachoeira do Roncador: É uma cachoeira diferente das outras. Ela possui várias pequenas quedas dáguas formando vários laguinhos ao longo do caminho. O interessante é que esses laguinhos são pequenos, mas só que muito profundos.