
Jericoacoara
É uma cidade pequena e muito chique, com a presença de vários estrangeiros. Os restaurantes são deliciosos, há lojas bastante sofisticadas e os passeios são espetaculares. Nesta cidade é muito comum a prática de 2 esportes: o kitesurf e o windsurf. Há muitas escolas que ensinam a prática deles.
Uma particularidade da cidade é que as pessoas andam de chinelo, inclusive de noite, pois todas as ruas são de areia.
Atenção para quem viaja de carro, porque não pode entrar de carro na cidade de Jericoacoara, apenas os cadastrados. Assim, quem for de automóvel, precisa ficar hospedado na cidade vizinha de Jijoca de Jericoacoara.
Jericoacoara faz parte do roteiro da Rota das Emoções, viagem de São Luís-MA até Fortaleza-CE pelo litoral brasileiro.
Dicas de Passeios
Você consegue visitar as principais atrações turísticas viajando durante um feriado prolongado. Precisa viajar para Fortaleza-CE e de lá contratar um translado que te leve até Jericoacoara (301 km).
Clique nas imagens para mais fotos
Pedra Furada: Cartão postal da cidade! Alguns sites dizem que é possível ir caminhando pela praia a partir do centro e outros dizem que é possível caminhar através de uma trilha passando pelo farol. Eu não recomendo ir pela praia, pois eu tentei fazer e me deparei, logo no início, com várias pedras e com o mar batendo com a água nos paredões. Em relação a caminhar pela trilha, quando você sentir o sol quente queimando a sua pele, irá pensar duas vezes se fará esta caminhada. Então, a melhor alternativa é contratar um bugueiro e ir curtir o cartão postal da cidade e tirar uma foto dentro do buraco da pedra furada.
Lagoa Azul e do Paraíso: Belíssimas lagoas para tomar banho e relaxar. Ambas as lagoas possuem rede dentro da água para você ficar deitado dentro da lagoa. A lagoa do paraíso possui uma estrutura melhor e, pagando uma taxa, você pode ficar sentado à beira da água numa espreguiçadeira e guarda-sol. Caso não queira pagar, ficará sentado mais ao fundo.
Tatajuba: Passeio interessante porque você conhece uma vila que foi soterrada pela areia. Há uma senhora que conta um pouco da história da velha Tatajuba. Neste passeio há uma parada na duna do Funil, onde é possível fazer o esquibunda. Você senta em cima de uma prancha de madeira e desliza pela duna até chegar à sua base. Como ela é a maior duna da região, você volta para o topo de quadriciclo, tendo a possibilidade de voltar pilotando. Tome cuidado com os ventos fortes que às vezes atingem o topo da duna. Outra parada do passeio é na lagoa da Torta, onde você pode almoçar e andar de caiaque. Por fim, o bugue estaciona alguns minutos no Lago Grande.
Barrinhas: Os moradores da região dizem que lembra muito os Lençóis Maranhenses, pois quando chove, forma lagos entre as dunas da região. O tamanho de barrinhas é infinitamente menor do que os lençóis maranhenses. É um passeio bonito!
Praia do Preá: Um dos locais preferidos de quem pratica Kitesurf, possui água morna e algumas ondas provocadas mais pelo vento constante do que pela maré. Esta região possui várias escolas de kitesurf.
Mangue Seco: Sugiro fazer este passeio em conjunto com outro, pois é caminho de alguns passeios. É um mangue, mas só que no seco. É um cenário diferente.
Duna do Pôr do Sol: Local onde os turistas e moradores se juntam para contemplar o belíssimo pôr do sol sobre o mar. Mas atenção, vá antes que a duna acabe. Vários bugueiros relataram que a cada ano que passa a duna diminui de tamanho.
Cavalo Marinho: Sugiro fazer este passeio em conjunto com outro, pois é caminho de alguns passeios e possui cerca de 20 minutos de duração. É um passeio bastante interessante feito em um barco no rio, onde o barqueiro mostra o habitat do cavalo marinho e fala um pouco sobre o mesmo.
Árvore da Preguiça: Árvore com um estilo único que merece uma foto. Parada obrigatória para quem faz os passeios em Jericoacoara.
Rota das Emoções: Viagem que vai de São Luís-MA até Fortaleza-CE pelo litoral brasileiro, atravessando diversas praias a bordo de um carro 4x4. São necessários, pelo menos, uns 20 dias para realizar esta rota e aproveitar a viagem.