
Rio de Janeiro

Cidade Maravilhosa!!! Cidade Olímpica e que já sediou 2 finais de Copa do Mundo de Futebol Masculino!!! O Rio de Janeiro continua lindo!!!
Em minha opinião, não porque sou morador, a cidade do Rio de Janeiro é a cidade mais bonita do mundo!!! Esta cidade possui praias, parques, praças, floresta, montanhas, cachoeiras, lagoas, monumentos, zoológico, jardim botânico, modernidade e muita história.
Não vou me ater a contar a história da cidade, dizendo que o Rio já foi a capital do império e da república, que a família real portuguesa morou por aqui, entre outras coisas mais. Irei me ater somente às dicas de passeios.
Como em toda cidade grande, evite transitar em lugares desertos e com pouca iluminação. Não fique distraído ao apreciar e tirar foto dos lugares. Esteja sempre atento para ver se não tem ninguém esquisito por perto.
A paisagem carioca entre a montanha e o mar é reconhecido pela UNESCO como Patrimônio Mundial da Humanidade.
Dicas de Passeios
Clique nas imagens para mais fotos
Corcovado: Uma das 7 maravilhas do mundo moderno, a estátua do Cristo Redentor fica no alto de uma montanha de frente para a Baía de Guanabara. Do alto da montanha você observa uma vista panorâmica e belíssima de quase toda a cidade do Rio. Você pode subir de trem ou de van. Um dos cartões postais mais famosos do mundo! Sugiro visitar em um dia que tenha poucas nuvens. É um passeio inesquecível!
Pão de Açúcar: Local mundialmente conhecido, já foi cenário de filme do “James Bond”. O acesso se dá por meio de bondinho, o qual sobe tranquilamente o morro por meio de cabos aéreos, dando para avistar a cidade ficar menor a cada instante que se aproxima da parada final. O Pão de Açúcar possui 2 etapas. A primeira parada é no Morro da Urca, local com restaurante e eventos. Possui vista panorâmica para a zona sul do Rio. A segunda e última parada, sendo a mais alta, é o morro Pão de Açúcar, propriamente dito. De lá dá para ver a Baía de Guanabara, a zona sul do Rio e a cidade de Niterói. Possui uma lanchonete e também há um pequeno caminho entre a mata. Um dos cartões postais mais famosos do mundo! Sugiro verificar se há nuvens baixas antes de sair, porque senão tampa a visão.
Praia de Copacabana: Deve ser a praia mais famosa do mundo. Local onde é celebrado o réveillon mais famoso do mundo também. Dependendo do dia, o mar pode estar com ondas altas, como pode estar sem onda. A parte da praia perto do Forte de Copacabana possui mar mais calmo. Esta praia é um dos cartões postais mais famosos do mundo!
Forte de Copacabana: Antigo forte militar que servia de defesa contra invasores, hoje é local turístico e abriga um museu dentro dele. Você pode caminhar por entre os antigos canhões e ter uma vista privilegiada da praia de Copacabana. Imperdível!
Praia de Ipanema: Praia badalada, local da famosa “garota de Ipanema”, música de Tom Jobim, é o local onde se lança moda. Dependendo do dia, o mar pode estar com ondas altas, como pode estar sem onda. A parte da praia perto da pedra do Arpoador possui mar mais calmo.
Pedra do Arpoador: Localizado no início da praia de Ipanema, é um local de pedras onde pode se avistar o mar e apreciar um dos pôr do sol mais bonito do mundo. No verão, o sol se põe no mar. Espetacular!
Jardim Botânico: Criado em 1808 pelo rei de Portugal Dom João VI, o Jardim Botânico é um parque que contempla uma imensa área verde, com vários tipos de árvore e plantas. O parque possui as famosas palmeiras-imperiais, um orquidário, um roseiral, um bromeliário, um cactário, a árvore Pau-Brasil (árvore que deu o nome ao país) e muito mais. É um passeio imperdível.
Parque Lage: Belíssimo parque situado na zona sul do Rio, abaixo do Cristo Redentor, possui uma ampla área verde, com vários tipos de árvores e plantas. Possui áreas de lazer e piqueniques, gruta, aquário e um belíssimo palacete com uma piscina decorativa no meio dele. Neste local também funciona a escola de Artes Visuais e um local para exposições.
Forte do Leme: Acredito que seja um local pouco conhecido pelos cariocas. É um antigo forte militar que servia de defesa contra invasores, hoje é local turístico e abriga um museu dentro dele. Este forte está localizado na Pedra do Leme a 124m de altura sendo necessário subir uma ladeira para chegar até ele. Quando chega no topo, você é recompensado com uma belíssima vista da praia de Copacabana e da entrada da Baía de Guanabara. Vale muito a pena visitar!
Ilha Fiscal: Local do último baile do império, é um belíssimo local em que o acesso se dá através de barco pelas águas tranquilas da Baía de Guanabara. No local há um guia que explica a história do lugar e te leva para conhecer dentro do monumento.
Aterro do Flamengo: Uma das maiores áreas de lazer da cidade, possui diversas quadras de futebol, vôlei, basquete, pista de skate, parquinho e área de aeromodelismo. O Aterro também compreende a praia do Flamengo, monumento aos mortos da II Guerra Mundial e a Marina da Glória.
Lagoa Rodrigo de Freitas: Excelente local de lazer para toda a família, possui uma ciclovia em seu entorno, onde é possível caminhar, correr e andar de bicicleta ao seu redor. Há possibilidade de alugar pedalinhos e navegar pelas águas da lagoa, em um passeio muito bonito. Em seu entorno, também existe algumas quadras de futebol, vôlei e basquete. As regiões mais frequentadas são o Corte do Cantagalo e o Parque dos Patins.
Estádio do Maracanã: Um dos mais famosos estádios de futebol do mundo, já recebeu 2 finais de Copa do Mundo de futebol masculino em 1950 e 2014 e também foi o local onde o Pelé marcou o seu milésimo gol. É considerado um templo do futebol mundial. Recomendo uma visita para os amantes de futebol e, se possível, assistir a uma partida na arquibancada.
Museu do Amanhã: Localizado no Boulevard Olímpico, é completamente diferente dos museus tradicionais, sendo a sensação da cidade do Rio. É um museu destinado a expor as mudanças, perguntas e a exploração de possibilidades futuras para a humanidade.
Museu Nacional: Localizado na Quinta da Boa Vista, foi a residência da família real portuguesa, e dos imperadores Dom Pedro I e Dom Pedro II. Hoje é um museu de história natural com um acervo bastante grande, em especial, esqueletos de dinossauros.
Quinta da Boa Vista: Ampla área de lazer na zona norte da cidade, possui local para piquenique e lagos onde se pode andar de pedalinho. A Quinta da Boa Vista também compreende o Zoológico e o Museu Nacional.
Zoológico: Lugar tradicional e querido pelas crianças, o zoológico abriga diversos tipos de animais e aves de toda a parte do mundo. É um local imenso e que vale a visitação de toda a família.
Paço Imperial: Localizado na Praça XV no centro da cidade, era o local de trabalho da família real portuguesa e, posteriormente, dos imperadores Dom Pedro I e Dom Pedro II. Foi neste local que Dom Pedro I decidiu ficar no Brasil e não voltar para Portugal, conhecido como Dia do Fico e também foi onde a Princesa Isabel assinou a Lei Áurea. Hoje abriga um centro cultural com exposições diversas.
Igreja da Antiga Sé: Construída em 1770, foi a sede da arquidiocese do Rio de Janeiro até o ano de 1976, quando inaugurou a atual Catedral do Rio de Janeiro. O seu interior é de grande beleza, com motivos de Rococó em talha dourada. Foi nesta igreja, antiga catedral, em que D. João VI foi consagrado rei de Portugal em 1816. Também encontra-se nesta igreja, parte dos restos mortais de Pedro Álvares Cabral, descobridor do Brasil.
Museu de Belas Artes: Um dos mais importantes museus do gênero no país, apresenta esculturas e pinturas de artistas nacionais e internacionais. Nele se encontra os famosos quadros “A Primeira Missa no Brasil” e “Batalha do Avaí”.
Theatro Municipal: Um edifício esplendoroso, construído em 1909, é uma das principais casas de espetáculos do Brasil e uma das mais importantes da América do Sul. Possui uma fachada muito elegante e um interior muito belo. Vale a pena uma visita e, se possível, assistir alguma apresentação.

Cais do Valongo: Patrimônio Mundial da UNESCO. Sítio arqueológico de um antigo cais no centro da cidade. Este local é considerado o mais importante indício material fora da África referente ao tráfico humano. Foi local de desembarque de escravos oriundos da África, durante o início do século XIX.
Jardim Suspenso do Valongo: É um oásis no Centro da Cidade, pouco conhecido pelos cariocas. É um jardim construído na encosta de um morro. Local muito bonito e agradável.
Aquário do Rio: Maior aquário da América do sul, possui uma grande diversidades de peixes, sendo a principal área o túnel oceânico. É um passeio muito agradável.
Museu da República: Sede do governo brasileiro da época em que o Rio de Janeiro era a capital do país, hoje abriga um museu que conta a história da república. Também há uma exposição sobre o quarto onde o presidente Getúlio Vargas se matou. Do lado de fora, há um bonito parque.
Floresta da Tijuca: Uma floresta dentro da cidade do Rio, possui área de lazer, piqueniques, cachoeiras e várias trilhas que te levam a pontos mais altos do parque, tendo a possibilidade de se ter uma vista panorâmica da cidade. Para quem gosta de aventura, vale a pena!
Praia de Grumari: Praia afastada do centro, é uma reserva ambiental que só tem acesso de carro. É uma praia muito bonita e muito tranquila, pois é pouco movimentada. Dependendo do dia, o mar pode estar com ondas altas, como pode estar sem onda.
Petrópolis: É a cidade imperial, sendo possível passar 1 dia e voltar para o Rio. Para mais detalhes, visite a página da cidade de Petrópolis. Eu recomendo a visita, uma vez que conta muito sobre a história do Brasil.